Casal Cultural no interior de SP homenageia artistas que enalteceram a cidade de Ponta Porã

Música composta em 1957 por Raul Torres, e ‘imortalizada’ na vozes de inúmeros artistas brasileiros, ‘Baile em Ponta Porã’, enaltece o município e homenageia também o lado paraguaio da fronteira. Interpretada pela dupla Tonico e Tinoco, os cantores são homenageados na Casa Cultural que leva o nome deles, além de Pedro Bento e Zé da Estrada, e que está localizada em Pratânia (SP).

As duas duplas, ícones do sertanejo raiz, a verdadeira música caipira, são homenageadas porque Tinoco e Zé da Estrada nasceram naquele pequeno município paulista. Tonico e Tinoco se chamavam Irmãos Perez, enquanto Pedro Bento e Zé da Estrada eram inicialmente Joel e Waldomiro.

As duplas venderam milhões de cópias de discos, quando o vinil (bolachão) era o melhor meio de se ouvir música. Também ficaram famosos por conta do rádio, veículo de comunicação que teve o mesmo poder que a internet possui hoje.

No museu, a casa onde Tinoco nasceu foi especialmente instalada, no pátio. Ela foi desmanchada na fazenda onde ficava, transportada e montada novamente sob os cuidados da Secretaria de Cultura do município de Pratânia e hoje se constitui num dos mais importantes pontos culturais do Brasil, pois faz tributo a quem muito contribuiu para a música brasileira.

Tonico e Tinoco ficaram famosos pela afinação nas vozes e no som das violas e violões. Suas músicas falam do cotidiano do mundo caipira, dos personagens imortalizados na memória popular, como Chico Mineiro, o Jeca, entre outros.

Pedro Bento e Zé da Estrada optaram por um estilo diferente. Utilizando instrumentos de sopro tornaram-se famosos por divulgar nas canções e na vestimenta, a cultura mexicana, adaptando-a ao mundo rural do Brasil no século 20.

Na Casa Cultural, em Pratânia, há farto material das duplas, Discos de vinil, CD’s, fitas cassete, vídeos, objetos pessoais, aparelhos de rádio antigos e vestimentas utilizadas nos shows. Foram milhares por todo o Brasil, durante décadas.

E foi justamente numa das viagens ao então Mato Grosso, que a dupla Tonico e Tinoco imortalizou esta obra prima do rasqueado que homenageia Ponta Porã!

A casa

Inaugurada em março de 2001, a Casa Cultural Tonico & Tinoco e Pedro Bento e Zé da Estrada passou por um projeto de modernização no ano de 2018, transformando o local no “Museu da Música Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada”. O projeto, viabilizado por meio do Edital 19/2017 do Programa de Ação Cultural, e elaborado pela parceria entre os escritórios Amanda Lopes Arquitetura e Pró-História Projetos Culturais, da cidade de Salto (SP), foi constituído a partir das demandas da instituição nas áreas de expografia, conservação e documentação.

O espaço recebeu melhorias para tornar a visita mais agradável; considerando ainda a acomodação e a segurança dos objetos expostos. Além do acervo, toda a estrutura foi readequada para garantir a integridade e os processos de conservação preventiva, incluindo a implantação da reserva técnica. O projeto também fez a adequação da da documentação conforme os parâmetros do Cadastro Estadual de Museus (CEM), criando o inventário da instituição, o projeto educativo e o regimento interno.

O Museu da Música é uma homenagem às duplas sertanejas Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada. No local, os visitantes podem conhecer a exposição que mostra a história das duas duplas, de forma equilibrada e acessível. O rico acervo, com peças originais, levam os visitantes a acompanhas a biografia destes ícones e a transformação da própria música caipira. José Salvador Perez, (Tinoco), da dupla com Tonico; e Waldomiro de Oliveira, (Zé da Estrada), da dupla com Pedro Bento, são figuras ilustres, nascidas em Pratânia (SP). SERVIÇO

Museu da Música Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada Rua Capitão João Batista, Nº 254 – Centro. Horário de visitas: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Sábado: 9h às 12h e das 13h às 16h. Domingo: 9h às 12h. Feriado (agendamento): (14) 9 9102-7373.

Informações e agendamento de visitas: (14) 3844–1230 | (14) 9 9102-7373.

Veja também
plugins premium WordPress