Empresária de Ponta Porã cria presentes exclusivos e personalizados com a ‘cara da fronteira’

Nem só de crimes vive a fronteira Ponta Porã – Paraguai, não é mesmo? Para provar isso e mostrar ao Estado e também para o Brasil, uma servidora pública criou a marca ‘Tereré Sem Fronteira’, que por meio de peças exclusivas de presentes, retrata a beleza dos dois países que são divididos apenas por uma rua.

Artistas brasileiros e também paraguaios idealizam, desenham e produzem botons, canecas, chaveiros, quadros entre outros. Ao Ponta Porã News, a idealizadora do projeto, que preferiu manter anonimato, contou como tudo começou.

“O Tereré Sem Fronteira’ surgiu inicialmente como um projeto de extensão para participação em um edital do IFMS [Instituto Federal de Mato Grosso do Sul]. A ideia era totalmente diferente, sensibilização turística e cultural nas escolas. Como o projeto não foi aprovado, reformulei a ideia para um projeto de fomentar o amor pela fronteira através de informações turísticas e culturais através das redes sociais”, contou a empresária filha de pai paraguaio e mãe gaúcha.

Segundo a idealizadora, outro objetivo do projeto de extensão que se tornou uma marca, era divulgar que a fronteira não vive somente de coisas ruins. “Estávamos cansados de só ouvir notícias sensacionalistas e divulgação de coisas ruins que aqui aconteciam. Então resolvemos iniciar uma sensibilização para mostrar o melhor da fronteira”, afirmou.

Da geração de conteúdo, a empresária teve o olhar cuidadoso e empreendedor ao perceber que produtos da fronteira, como lembrancinhas, eram uma área pouco explorada. “Vimo uma área não muito explorada e começamos a desenhar artes e peças para comercialização”.

A servidora contou ainda que morou fora de Ponta Porã por um ano para concluir o Ensino Médio, e ao retornar, sempre reclamava que não tinha nada para fazer. “Onde morei todos se encantavam quando eu falava de onde eu vinha [fronteira], e então me questionava como os outros viam essa beleza e eu não?. Anos depois quando me formei em Turismo, busquei trabalho na área, mas sempre foi muito difícil. Acabei indo para outra área. Hoje após várias perdas e coisas que enfrentei, esse projeto se tornou um propósito. Alinho minha formação com o que amo tanto: divulgar positivamente nossa fronteira”, revela a empresária.

Todo o trabalho pode ser acompanhado através do Instagram @tereresemfronteira, onde também são realizadas as encomendas dos presentes personalizados. Há ainda Facebook (cliquei aqui) e o TikTok (clique aqui).

Veja também
plugins premium WordPress