Semana Nacional dos Artesãos foi um sucesso em Ponta Porã

Ponta Porã realizou por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã) juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Acepp (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã), a Semana do Artesão, de 16 a 20 de março de 2022.

A programação incluiu oficinas com inscrições que alcançaram 100 artesãos e feira de artesanato com 35 expositores no Parque dos Ervais. A programação teve início no dia 16, no auditório da Casa de Leis, com a oficina ‘Passos para transformar seu artesanato em um negócio lucrativo e inovador’, com a empreendedora Lirianny Fuchs.

Lirianny, que foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc de auxílio à cultura, ofereceu a contrapartida abordando sua experiência do ramo de insumo para produção de artesanato.

“É preciso acreditar em seu sonho, mas acima de tudo trabalhar com planejamento e buscar expandir os seus negócios por meio de constante aprendizado e capacitação. O artesanato possui um potencial de geração de renda é preciso aprimorar sua produção e consolidar os temas voltados da nossa identidade cultural sem deixar de lado o contemporâneo”, explicou.

No dia 17 de março, aconteceu a oficina ‘Marketing em Mídias Sociais’, com Juliana Maia Youtuber – (Canal Atelie Ju’s Artes), que apresentou a necessidade dos artesãos estarem ineridos nas plataformas digitais, mas a partir do conhecimento das técnicas e formato para impulsionar contatos e consequentemente vendas.

Já no terceiro dia (18 de março), foi a vez do diretor de cultura da Funcespp, Eder Rubens tratar do tema ‘O Artesanato e as políticas públicas de cultura – Conceito artesanato brasileiro’, com uma breve orientação sobre a carteirinha de artesão.

“Faça questão de levar ao conhecimento da nossa população o conceito de políticas públicas, que são construídas a partir da efetiva participação do cidadão em favor de uma coletividade. Ponta Porã possui atualmente um bom número de artesãos organizados em grupos e coletivos culturais, é um momento importante e orienta-los é nossa obrigação enquanto gestor e servidor público para fortalecimento do segmento”, disse Eder Rubens.

O encerramento da Semana do Artesão, inicialmente previsto para o sábado (19), foi transferido para domingo (20), em virtude da chuva.

“Tivemos uma semana produtiva para o nosso artesanato. Foi um sucesso, a valorização do segmento, onde ampliamos o conhecimento, conhecemos pessoas e apresentamos o nosso trabalho. A organização está de parabéns”, disse artesã Ofélia Pedroso, do Coletivo de Artesãos Feito com Alma, contemplados pela Lei Aldir Blanc.

Dia do Artesão

O Dia do Artesão é celebrado anualmente em 19 de março, em homenagem a São José, o santo católico que era carpinteiro e pai de Jesus, que herdou o seu ofício. Em Ponta Porã, a data é feriado municipal.

Veja também
plugins premium WordPress