Administrativos da UFGD decretam greve a partir da próxima segunda-feira

O setor administrativo da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) decretou greve a partir da próxima segunda-feira (18/3), após votação realizada na manhã de hoje (11/3), no auditório da universidade, em Dourados.

Conforme repassado ao Ponta Porã News, cerca de 500 profissionais incluindo administradores, auxiliares administrativos, colaboradores, incluído o HU (Hospital Universitário) que é vinculado à instituição, deverão parar as atividades reivindicando aumento salarial negado pelo Governo Federal.

À reportagem, a coordenadora-geral do Sintef (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais), Rosa Dantas, explicou que desde 2023 a categoria vem tentando uma negociação com o atual governo, porém, sem sucesso.

“A principal reivindicação entre tantas outras, é a restruturação salarial e a carreira, atualmente, o técnico-administrativo tem o menor piso salarial. Ano passado foram estabelecidas duas mesas de negociação, mas a pauta só vem sendo protelada”, disse a coordenadora Rosa Dantas.

As aulas na Universidade Federal da Grande Dourados que atende alunos do Brasil todo, estão previstas para iniciaram na segunda-feira que vem, no entanto, segundo Dantas, como determina a lei, 30% do quadro de funcionários não vão paralisar as atividades.

“Vamos seguir a greve como determina a lei, com 30% do efetivo, mas ainda não podemos mensurar o impacto da greve que é também uma deliberação da Fasubra [Federação de Sindicato de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil], somente a partir da semana que vem vamos conseguir ter uma noção do impacto da paralisação”, pontuou Rosa.

Ainda na segunda, a categoria vai se reunir na Unidade I da UFGD, na Rua João Rosa Góes para iniciar oficialmente a greve e fazer uma manifestação. Vale mencionar que a paralisação é por tempo indeterminado.

Veja também
plugins premium WordPress